Pessoas Tóxicas, Não!
June 17, 2019
Ibiza chegou ao chiado
June 17, 2019

A menopausa e nós mulheres…

A menopausa… nome «papão» para nós, não é miúdas giras?!? Aquela fase da nossa vida em que ocorre a cessação definitiva da menstruação e que parece que o nosso mundo vai desabar…

Para além da questão fisiológica, muitas são as alterações comportamentais que podem ser constatadas nas mulheres, ao longo deste estágio crítico – e ao mesmo tempo delicado – que atravessam, por norma, entre os 45 e os 55 anos de idade.

Na verdade, podem desenganar-se todas aquelas que acreditam que este é um pesadelo capaz de roubar a alegria de viver e de ser mulher a qualquer uma de nós: felizmente, quando bem acompanhada – a nível psicológico e familiar – quem vive este período pode realmente manter a sua qualidade de vida. Acreditem, eu sei do que falo que já passei por isso…

Infelizmente, existem ainda alguns estigmas e ideias erróneas relativamente a esta transição. A menopausa não tem de ser encarada como o fim de algo, mas sim como um novo início, abraçando as mudanças físicas e psicológicas. Existem recursos médicos (por exemplo, a terapia hormonal) que ajudam a ultrapassar esta fase.

Miúdas giras, que estão a passar por esta fase dediquem o seu tempo a actividades que alimentem a vossa liberdade mental, resgatando a vossa auto-estima e estimulando a vossa felicidade – a sua e a de quem a rodeia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *